segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Mahatma Gandhi e Madre Tereza (Movie: Gandhi)

Admiremos o belo e exótico cenário da Índia, entrecortado com algumas cenas fortes de suas contradições, e meditemos sobre a sabedoria espiritual dos seus dois maiores líderes.

Um povo que recebe a liderança espiritual de um Mahatma Gandhi nos momentos críticos de sua história, na luta pela libertação; um povo que nos momentos de dor e sofrimento de seus párias, recebe o espírito protetor de uma Madre Tereza, é, sem dúvida alguma, um povo protegido por Deus. Compreende-se, pois, o surto de desenvolvimento atual desse emergente país, que, não obstante ter a segunda maior população do mundo com todas as contradições internas, surge, fulgurante, aos olhos atônitos do mundo, como promessa de se tornar uma das maiores potências do planeta. Não há dúvida que esse sofrido povo, após o resgate de seu carma inicial, pela absorção dos exemplos evangélicos de seus líderes maiores – da não-violência e do amor – passou a contar com a merecida justiça divina.

A minha fé mais profunda é que podemos mudar o mundo pela verdade e pelo amor. (Gandhi)

A força não provém de uma capacidade física e sim de uma vontade indomável. (Gandhi)

Dai-me um povo que acredita no amor e vereis a felicidade sobre a terra. (Gandhi)

O único tirano que aceito nesse mundo é a pequena voz silenciosa que há dentro de mim. (Gandhi)

Para mim, as diferentes religiões são lindas flores, provenientes do mesmo jardim. Ou são ramos da mesma árvore majestosa. Portanto, são todas verdadeiras. (Gandhi)

Outro dia sonhei que estava nos portões do Paraíso. E São Pedro disse, ‘Volte para a Terra. Não existem favelas aqui. (Madre Tereza)
(Citação de sua conversa com o Príncipe Michael da Grécia em 1996.)

Quando vejo o desperdício, sinto raiva dentro de mim. Eu não aprovo eu mesma sentir raiva. Mas é algo que não se pode evitar de se sentir após vermos a Etiópia. (Madre Tereza) – Washington 1984.

Às vezes pensamos que a pobreza é apenas fome, nudez e desabrigo. A pobreza de não ser desejado, não ser amado e não ser cuidado é a maior pobreza. É preciso começar em nossos lares o remédio para esse tipo de pobreza. (Madre Tereza)

Taj Mahal - Foram necessários 20.000 operários, 1.000 elefantes e 17 anos para construir o Taj Mahal, classificado como Patrimônio Mundial. O derradeiro símbolo de amor supremo.

Eu vejo Deus em cada ser humano. Quando limpo as feridas do leproso, sinto que estou cuidando do próprio Senhor. Não é uma experiência maravilhosa?
(Madre Tereza)

Lago Pichola

Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiração, pois um dia você se decepciona... Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação. (Madre Tereza)

Darjdeereleng

Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano. Mas o oceano seria menor se essa gota faltasse. (Madre Tereza)

O milagre não é realizarmos esse trabalho, mas que sejamos felizes fazendo-o. A mais terrível pobreza é a solidão e o sentimento de não ser amado.

Tento dar aos pobres de amor o que os ricos conseguem com o dinheiro. Não, eu não trocaria um leproso por mil pounds; contudo, de boa vontade o curarei pelo amor de Deus. (Madre Tereza)

Palácio AKSHARDHAM

Não pense que o amor, para ser genuíno, tenha que ser extraor-dinário. O que é preciso é amarmos sem nos cansarmos de fazê-lo. (Madre Tereza)

Encontrei um paradoxo, que se você amar até doer, não poderá haver mais dor, somente amor. (Madre Tereza)

Não nos sintamos satisfeitos apenas dando dinheiro. O dinheiro não é suficiente, o dinheiro pode ser obtido, mas eles precisam de seu coração para amá-los. Portanto, espalhe o seu amor por onde quer que vá. (Madre Tereza)

Andhra

Tenha fé nas pequenas coisas, pois é nelas que a sua força reside. (Madre Tereza)

Não ser desejado, não ser amado, não ser cuidado, ser esquecido por todos, isso acredito ser fome muito maior, uma pobreza muito maior do que a de uma pessoa que não tenha nada para comer. (Madre Tereza)

Não sei ao certo como é o paraíso, mas sei que quando morrermos e chegar o tempo de Deus nos julgar, Ele não perguntará quantas coisas boas você fez em sua vida, Antes ele perguntará quanto AMOR você colocou naquilo que fez. (Madre Tereza)

África do Sul, início do século XX. Após ser expulso da 1ª classe de um trem, o jovem e idealista advogado indiano Mohandas Karamchand Gandhi (Ben Kingsley) inicia um processo de auto-avaliação da condição da Índia, que na época era uma colônia britânica, e seus súditos ao redor do planeta. Já na Índia, através de manifestações enérgicas, mas não-violentas, atraiu para si a atenção do mundo ao se colocar como líder espiritual de hindus e muçulmanos.

















Nenhum comentário: