quarta-feira, 23 de junho de 2010

Previsões Astrológicas 2012 - Hector Othon (Vídeo: 2011 - Cristina Candeias)

Acontecimentos astrológicos mais importantes de 2012:

Quadratura de Urano em Áries com Plutão em Capricórnio (observe que tanto Áries como Capricórnio são signos cardinais), Saturno em Libra até outubro de 2012 (Libra também signo cardinal). Urano, Plutão e Saturno em signos cardinais incentivam a tomada de atitude e decisões para fazer acontecer. Entrada de Netuno em Peixes em 04 de abril de 2011, definitivamente em Peixes só em 03 de fevereiro de 2012. A quadratura de Urano com Plutão vai ser a grande estrela de agora até 2012. Saturno na passagem de Virgem para Libra em todos estes meses vai fechar um T com Urano e Plutão. Saturno oposição Urano e quadrado com Plutão. A dança dos Deuses planetários, estará evoluindo em torno de uma sucessão de cruzes que tem três pontas fixas: Plutão no inicio de Capricórnio, Saturno na passagem Virgem-Libra e Urano na passagem Peixes-Áries.

Os planetas rápidos, cada um em seu passo, irão fechando a cruz, tornando-se os catalizadores das mudanças, transformações que as cruzes prometem, podem impactar e mexer na pessoa, na natureza e na dinâmica e corpos da Terra e do Sol.Para estudar o impacto destas cruzes na sua vida estude seu posicionamento em seu mapa natal.

Próximas cruzes em 2010

As cruzes fechadas pela lua, dia 16, e por Venus, dia 20, pode dar-lhe uma ideia de como viverá as próximas cruzes, ativando quase mensalmente o tripé de quadraturas formados por Plutão, Urano e Saturno até 2012. A próxima forte será logo no 20 de maio, protagonizada por Vênus. Lembrar que em 27 de maio Urano entra em Áries, neste contexto da cruz, o que é sem lugar a duvida, um grande acontecimento astrológico, chamando a renovação, mudanças e toma de atitude.

Do dia 19 a 24 de junho (o Sol fecha a cruz... dura onze dias)
O Sol fecha a cruz. Plutão oposto Sol. Saturno oposto Júpiter-Urano. Mercúrio perto do Sol pode se considerar dentro dela. Esta cruz planetária fechada pelo Sol, pode trazer acontecimentos imprevistos em relação a tudo o que tem a ver com o Sol.

Do dia 24 a 28 de junho (Mercúrio fecha a cruz... dura 10 dias)
Mercúrio fecha a cruz. Plutão oposto Mercúrio-Sol. Saturno oposto Júpiter-Urano. Vênus a 140º de Plutão e de Júpiter-Urano fechando um dedo de Deus 140-90-140. Esta cruz planetária fechada por Mercúrio, pode precipitar acontecimentos imprevistos em relação a falas, escritos e documentos, trânsito, viagens, negócios.

Aconselhamento:
Liberte-se de tudo o que conduz ao drama e a tragédia. Simplifique, realize as depurações, limpezas, curas necessárias, já. Mantenha-se no estado de adoração. Primeiro com sua própria vida e corpo. Não tem nada neste mundo que mereça você submeter seu corpo as emoções negativas: depressão, tristeza, sentir-se ofendido, desvalorizado, em falta, etc... Dê-se carinho, prazer e amor até virar sorriso. Não peça, reclame, denuncie, critique. Não encha o saco de ninguém, especialmente das pessoas amadas, queridas. Fique na sua, literalmente, desfrutando e agradecendo tudo o que naturalmente vem a você com alegria. Outra coisa muito importante, nestes dias, é ser verdadeiro. Encare a verdade de seu coração com coragem, no mínimo para você mesmo. Para distinguir a suas verdades auxilia meditar, se auto-observar com carinho e profundidade.

Esteja alerta se ainda, você se encontra no estado automático, mecânico, prisioneiro em costumes e circuitos auto-sabotadores, que conduzem sempre a dor. Desenvolva o tesão de se autoconhecer e assumir o comando e o poder na sua vida, neste momento especial do planeta Terra.


Desista da violência, do autoritarismo e do abuso de poder exterior. Seja conseqüente com seus deveres e responsabilidades de cidadão e membro de família, sem perder o prumo da nova pessoa em que se está tornando. Goste de agir segundo seus princípios mais elevados. Assimile críticas e assinalamentos com humildade e com prontidão retifique e se aprimore. Saboreie o amor que a todos une. Antes de agir, verifique se está no caminho do belo e do bem. É possível, especialmentente, para as pessoas que tem planetas pessoais e ascendente nos primeiros graus de Caranguejo, Capricórnio, Libra e Áries, ou nos graus finais de Gêmeos, Sagitário, Virgem e Peixes que sejam detonados feridas emocionais sensíveis, atenção! Saiba, toda ferida emocional está ligada a oportunidades de crescimento e amadurecimento pessoal.

Em 30 de junho a Lua entra em oposição com Vênus fechando uma bela configuração planetária com os outros planetas. Vênus está em sesquiquadratura com Plutão por um lado, Júpiter e Urano por outro e oposição Lua, no ambiente da cruz. Nesta configuração planetária pode ser ativado dinheiro, valores e relacionamentos. Assim como tudo o ligado ao planeta Vênus com a passagem do Sol e Mercúrio nestes dias pelos primeiros graus de Caranguejo, resta só a Lua para dinamizar mensalmente a Cruz até o ano que vem. Todos os meses a Lua fechará a cruz em diferentes contextos de configurações planetárias. Em particular, chama atenção a cruz do dia 07 de agosto.
Cruz do dia 07 de agosto, fechada pela Lua.

Cruz fechada pela Lua 16 maio (a Lua fecha a cruz... dura um dia)
A Lua, no seu passo rápido, vai ativar a cruz por um dia novamente (igual que no passado 19 de abril e 16 de maio), catalizando questões lunares: mães, acolhimento, alimentação, agricultura, emoção, afeto. A Lua estará durante todo o dia, fechando a cruz que envolve a Plutão em quadratura com Saturno por um lado e pelo outro a Urano conjunção Júpiter. Três dias antes e três depois do dia 07 de agosto estarão focados na cura emocional profunda. É possível, especialmentente, para as pessoas que tem planetas pessoais e ascendente nos primeiros graus de Caranguejo, Capricórnio, Libra e Áries, ou nos graus finais de Gêmeos, Sagitário, Virgem e Peixes, que sejam detonados feridas emocionais sensíveis, atenção! Saiba, toda ferida emocional está ligada a oportunidades de crescimento e amadurecimento pessoal. Não projete em outros as causas de sua negatividade. Encontre em você, as causas de suas perturbações e cure, transforme, transmute, reprograme, evolua, transcenda, ascenda. Cuidado com as catarses emocionais, podem ficar descontroladas mesmo! Tenha certeza absoluta, ainda que pareça que o mundo vai cair, a Luz vem, se você se abrir para o amor, a compaixão, as virtudes... Paz.
Se estiver perturbado, pare, respire, ore, até tranquilizar... Evite querer entender perturbações... Se precisar, com humildade peça ajuda a pessoas adequadas. Todos sejam cuidadosos, carinhosos, compassivos com as pessoas próximas. Evite drogas e psicotrópicos que possam alimentar sua perturbação. Este dia, vai dar uma idéia de como os planetas rápidos irão ativando quase mensalmente o tripé de quadraturas formados por Plutão, Urano e Saturno até 2012.
Desfrute a delicia de se libertar de ilusões, cristalizações, negatividades, maldições.
O movimento atual dos planetas tem o objetivo cósmico de expandir a consciência e colaborar com a Ascensão...
Fé, Esperança e Coragem para se despir de tudo o que seja necessário, a favor de sua excelência como ser humano.

Esta cruz tem de particular:
A conjunção de Urano e Júpiter que em todos os períodos anteriores que aconteceu sempre foi acompanhada de acontecimentos impactantes no mundo. Veja 1762, 1845, 1928. Oposição Júpiter-Saturno e o mais especial é Marte, o grande detonador, junto a Vênus ativarem a Cruz. Especialmente a quadratura de Marte com Plutão, oposição Urano-Júpiter e conjunção Saturno
o Sol fecha um Dedo de Deus com Plutão e Urano-Júpiter através de sesquiquadraturas

Devido a esta ser a última ativação da cruz nos últimos três meses pode ser a de mais impacto em relação a movimentos tectônicos e ativação de fenômenos naturais diversos.


Saturno em trânsito por Libra
Saturno entrou em Libra em 29 de outubro de 2009. Entrou em movimento retrógrado em 13 de janeiro a 04 de Libra. Em 07 de abril de 2010 entra retrógrado em Virgem. Em 31 de maio entra em movimento direto e *em 21 de julho de 2010 entra definitivamente em Libra. Sai definitivamente de Libra em 05 de outubro de 2012, quando entra em Escorpião*. Transitará pelo signo de Libra durante 2 anos e 2 meses.

Saturno em trânsito por Libra sugere:
Foco na diplomacia e credito no entendimento através do diálogo pode mexer com acordos, entidades e instituições que cuidem, garantam ou promovam a Paz e Harmonia mundial. Para estudar com mais profundidade o impacto de Urano no seu mapa estude:
Casa onde se encontrar em trânsito no seu mapa natal - revelará os assuntos em que vai mexer prioritariamente. Signo onde se encontra - revela o elemento e modo em que se manifesta sua força. Aspectos que faz aos planetas natais e pontos significativos do mapa especialmente com o regente da casa onde se encontrar e os planetas Urano e Mercúrio natal - revelarão os enredos e dramas que pode reinar e as pessoas que podem estar envolvidas.

2009 - 2010 Urano em trânsito por Peixes

Urano entrou em movimento direto em 01 de dezembro de 2009 a 22 graus de Peixes e agora não para até entrar em Áries. Urano entrou em Peixes em 10 de março de 2003, onde transitará (9 anos) até 12 de março de 2011 que entra definitivamente em Áries. 27 maio de 2010 às 22h50, Urano entra em Áries* 05 de julho de 2010, ainda a zero graus de Áries, entra em movimento retrógrado, mantendo-se assim quase dois meses a zero grau de Áries. 13 de agosto entra retrógrado em Peixes. 07 de dezembro de 2010 entra em movimento direto a 26 graus de Peixes. 12 de março de 2011 entra definitivamente em Áries onde se manterá até 16 de maio de 2018 quando entra no signo de Touro.

Urano em trânsito por Áries

Em 12 de março de 2011, Urano entra definitivamente em Áries onde se manterá até 16 de maio de 2018 quando entra no signo de Touro. Logo que Urano entrar em Áries, os signos solares mais atingidos, serão Libra, Áries, Caranguejo e o próprio signo de Capricórnio. Observe se tem planetas nos primeiros dez graus destes signos e saiba que será mexido nos seus assuntos e funções.

Urano esteve em Áries da última vez desde abril de 1927 a março de 1935
1927 - Lindbergh, faz travessia direta do Atlântico Norte (de Nova York a Paris, sem escalas). Inicio da Era da aviação. Seguem-se inúmeros roteiros aéreos.
1927 - inicio das transmissões de imagens e sons via TV, promovidas por varias pessoas em diferentes cidades do mundo.


O mapa da entrada de Urano em Áries é muito interessante todos os planetas estão ligados por oposições, Urano encontra-se em conjunção com Júpiter e oposição com Saturno. Marte regente de Áries encontra-se em Leão, signo oposto a Aquário que é regido por Urano.Assim ao mesmo tempo que as ações uranianas vão a ser facilitadas, ampliadas, potencializadas, seus erros e faltas serão cobrados com rigor. O astral geral começa a aquecer, a iniciativa é incentivada, as ações se tornam emergenciais. O próprio pensamento não acompanha a velocidade dos acontecimentos. As decisões deverão de ser tomadas ainda que a razão não tenha conseguido equacionar o melhor a ser feito. Reina a intuição, inspiração, espontaneidade, no comando da vontade de solucionar, dar conta, corresponder ao movimento das coisas, as exigências do fluxo.

Urano em trânsito por Áries sugere:
Propicia iniciativa e liderança com sensibilidade e disposição para desbravar novos caminhos
necessidade de liberdade para agir com autonomia e independência. Coragem, iniciativa, audácia, prontidão, espontaneidade. Franqueza, gosto pela verdade e a transparência. Percepção avantajada de novas oportunidades. Percepção de sinais. Inquietude, eletricidade, ligação, sensibilidade ao movimento e ao agito. Gosto pelo moderno, pela vanguarda. O inesperado, inusitado. Vida submetida a mudanças inusitadas.

Se Urano estiver em tensão sugere:
Ficar explosivo, intempestivo, indelicado, brusco, que muda sem avisar, violento, mau gênio, egoísta, fanático, desligado dos outros. A pessoa terá que se dispor a ser cooperativo, considerar os outros e respeitar o ambiente onde se encontra. Ficar imprevisível, de espírito aventureiro, cigano, precisar de novas experiências e ambientes para se sentir bem. Ficar excêntrica e se destacar pelo que tem de diferente. Dificuldade em seguir ordens, disciplinas.


Urano em quadratura com Plutão
Desde maio de 2010 já Urano e Plutão podem ser considerados em quadratura, ao alcançar uma orbe de 5º. Em 6 de junho de 2012 Urano sela a quadratura com Plutão retrógrado por primeira vez a 08º

Netuno entrou em Aquário em 30 de janeiro de 1998, e sairá em 03 de fevereiro de 2012. (14 anos)

Netuno em trânsito por Peixes
*Netuno entra em Peixes em 04 de abril de 2011. A 0º55m de Peixes entra em movimento retrógrado. Em 05 de agosto de 2011 entra retrógrado em Aquário. Em 10 de novembro entra em movimento direto a 28g08 de Peixes. Entra definitivamente em Peixes em 03 de fevereiro de 2012.

Plutão em trânsito por Capricórnio
No 26 de novembro de 2008 iniciou seu trânsito pelo signo de Capricórnio onde permanecerá até novembro de 2024 -16 anos. Plutão no seu trânsito por um signo submete seus assuntos e atributos a cura profunda e a profundas transmutações que mexerão com impacto seja no nível social, seja no pessoal. Para estudar seus impactos na pessoa, estude: as qualidades do signo onde se encontra Capricórnio a casa onde se encontre no mapa natal e os aspectos que fizer com os outros planetas natais e pontos significativos do mapa. Para estudar o impacto de Plutão no social, identifique no social, os atributos e assuntos do signo e observe o que acontece ou pode acontecer segundo o impacto da função Plutão.

Reflexões
"O homem vive preocupado em viver muito e preservar o que conquista e não em viver com excelência e curtir o que tem. Quando não depende dele o viver muito ou conservar o que tem, mas sim o *viver com excelência e curtir o que tem."
A palavra chave que reflete a dança dos planetas desde agora até o ano 2012 é: MUDANÇA

Todos seremos impelidos a muDar (Um Dar como diria o Mestre Sodré), transformar, criar condições físicas, emocionais, mentais, energéticas para viver com excelência e na arte da comunhão gozosa, iluminada, que faz do instante a eternidade, e do aqui, a encruzilhada de todos os caminhos, mentes e corações, a vivência do UM na rica diversidade deste mundo. Momento especial - todos ligados. Sem lugar a dúvidas, é evidente até para os mais incautos, que estamos vivendo um período diferenciado na história do planeta onde todos estamos ligados como nunca estivemos, onde os meios de comunicação, internet e sensibilidades conectam redes vivas que rompem cristalizações e inércia.

Não dá para se esconder nem dentro, nem fora, olhares revelam fugas. Resta entrar no jogo, assumir as verdades e contracenar. O todo penetra o Um, que vira Todo, sendo cada coisa, o um e o todo. A Luz revela erros e faltas, aprofunda, diversifica os relacionamentos. A medida que a Luz se faz mais presente a visão de si e do fora é mais profunda, detalhada, intensa, os erros, faltas, imperfeições se revelam, do mesmo jeito que o belo, o bom e as virtudes. A orientação é para não arrumar, querer corrigir, denunciar,.. mas para amar, acolher, aceitar. O aprimoramento é consequência natural do acolhimento ao humano. Estraçalha. A força da MUDANÇA permeando tudo estraçalha a segurança da ordem estabelecida para o bom convívio e o bem-estar. E assim os costumes, as identificações, posses perdem seu reconhecimento publico. A força da mudança inquieta, quebra a mesmice, faz questionar. Acordamos com vontade, a complexidade do próximo passo pode fazer dormir de novo. Possuir. A idade da família - Herdamos um jeito de vida onde o ideal é POSSUIR e estabelecer relacionamentos estáveis e previsíveis.

Na familia, as pessoas estabelecem laços de posse e fidelidade mútua. No social, o primeiro é tomar posse de um lugar e objetos para garantir a sobrevivência pessoal e da familia. O homem no estágio familia vive em manadas co-sanguíneas. Todo dia dormem juntos, mamãe e papai numa cama juntos, os outros em seus quartos, cada um com seus objetos e posses e garantindo primeiro que tudo, o consumo. A TV tornou este modelo o ideal das grandes maiorias. Pela sua voracidade e constante crescimento, este modelo nos padrões do Capitalismo virou insustentável. E agora o que fazer?

A hegemonia da racionalidade e o materialismo
O racionalismo e o materialismo reinam no Ocidente desde o surgimento das ciências no século XVI. Rapidamente a sociedade ocidental virou materialista e racional, ainda grandes populações de cristãos, muçulmanos, taoistas e outros religiosos continuem praticando suas religiões.

É de consenso geral que algo é real quando se manifesta no plano físico e pode ser explicado racionalmente. Dá para acreditar em algo se é factível de ser comprovado racional ou cientificamente. Com o surgimento das ciências naturais com Galileu e os pesquisadores do séc. XVI o critério de correto exige o aval da racionalidade e a ditadura do plano físico. O real é o que se manifesta no plano físico, o correto é o que é racional e coerente com a visão de mundo estabelecida.Uma pessoa é competente se tiver formação técnica ou acadêmica. Socialmente uma pessoa é permita de agir numa função, por exemplo curador, se tiver formação como curador dentro do estabelecido pela legalidade local. Este intento de regular, organizar será mudado porque a complexidade dos desafios não poderão mais ser enfrentados com técnicas racionais aprendidas, vão exigir muita criatividade, e prontidão para experimentar o novo, agora mais perto do milagroso.

A mente, o plano mental, está se revelando independente do plano físico e do emocional, ainda mais a mente e a emoção não se explicam a partir do plano físico. Os cientistas até hoje tem pesquisado exaustivamente o plano físico chegando a maravilhosos resultados, mas ainda não tem conseguido penetrar na mente e na emoção. Ainda pior quando tentam abordar a mente e a emoção através do físico (biologia).

a configuração planetária vigente até 2012 tem a ver com a dança em *T de Urano em Peixes-Aries, Plutão em Capricórnio e Saturno em Libra...*

As forças planetárias atuais promovem uma revolução profunda na mentalidade, e valores da sociedade atual que mexe em todas suas bases e formas de organização. Para poder assimilar estas forças com harmonia tem que se estar disposto a mudar, soltar, perder, liberar e ao mesmo tempo estar aberto a novas formas de relacionamento consigo mesmo e com o exterior: pessoas, plantas, animais, objetos, e o universo como um todo. Só que agora, além do plano físico se adicionam com poder o plano mental, emocional, energético e espiritual. É sem lugar a dúvidas um momento de upgrade, aprimoramento, abertura, transformação pessoal para conseguir contracenar com a riqueza do ciclo cósmico que vive o planeta e a humanidade.

Os desafios no plano físico são grandes, mas a promessa é que se permitirmos gerar uma nova mente, emoção e espírito poderemos perceber que tudo o que acontece está em total harmonia com um plano maior que quando atingido mostra o caminho do Belo, da Harmonia, da Paz e do Amor no meio do Caos, da Crueldade e da Violência.

O momento atual sugere ser humilde, tolerante, compassivo para poder com prontidão captar os sinais e toques que o dia a dia oferece e mudar, transformar, simplificar, reduzir, liberar, até ficar no fundamental, no que nos corresponde naturalmente em paz e harmonia.O sinal comum é romper todos os laços que nos unem a pessoas, coisas, ideais, sentimentos, para restabelecer nova forma de relacionamentos segundo a nova ordem ditada a cada um segundo sua realidade. Cada um saberá onde tem que mudar, soltar, liberar, reconstruir.

Medo
Me dou
Visão
Poder
Phoder
Humano, aqui, agora
Perfeição na imperfeição
Erros e faltas - humano. Terra = + erra

Uma das coisas que teremos que aprender a lidar é com a atitude diante do erro e a falta. A medida que a Luz intensifica, com mais clareza mostram-se erros e faltas. Esteja atento então a atitude diante do erro e da falta. Critica? Julga? Fica triste? Recicle, reprogra-me. Diante o erro e a falta deveriamos ficar felizes, alegres, porque temos a oportunidade de retificar, aprimorar, completar se assim quisermos. A condição de ser humano está associada diretamente ao erro e a falta. Bem assinalava o mestre Sodré que o nome do nosso planeta revela o mistério: Terra = T erra e a T pode virar signo de adicionar +, e assim Terra é "mais erra". O T também pode virar cruz. Assim a chamada iluminação não se alcança quando se estiver livre de erros e faltas (perfeição), mas quando se aceitam os erros e as faltas. Neste estágio a Luz pode chegar com toda sua potencia e mostrar todas as caras da realidade.

Neste mundo tudo começa e acaba. As pessoas se encontram, vivem tempo juntas e depois se separam, cada uma em seu caminho. O jeito antigo era tomar posse, legalizar o pacto de união e se manter junto o máximo de tempo possível aprendendo a lidar com os desafios de relacionamento.

O jeito atual convida a que cada um se concentrar no movimento interior e que seja coerente com o que realmente quer e acredita. Esta mais desafiador morar junto, agora cada um quer ser fiel a si mesmo e se autoconhecer. Desta forma a pressão que o relacionamento naturalmente exerce de enquadrar o outro na expectativa pessoal está mais difícil de ser suportada. Na atualidade, cada um se resiste a corresponder as expectativas do outro, mas se elas entrarem em conflito com a verdade pessoal. Isto provocará separações e proliferará relacionamentos de menor duração do que se estava acostumado. Cada pessoa estará mais centrada em si mesma, e afins de se relacionar com quem a aceitar tal como é. Acontece que se pode encontrar alguém com quem se pode viver muito intensamente por um período pequeno. A vida une as pessoas, mas logo mostra que os caminhos de vida divergem. O ideal é neste caso ter aceitação, agradecer o tempo que se viveu junto, e ainda apaixonado, amando, querendo mais, conseguir liberar se assim as circunstâncias exigirem. Tem pessoa que só se consegue separar de outra na dor e nos caprichos da criança emocional interior malcriada, os chamados mecanismos de controle da criança emocional perturbada. E assim, para conseguir se separar ressaltam tudo o que de negativo tem o parceiro e o relacionamento. Saiba que todo relacionamento sempre tem seu lado bom e ruim. E que a todo momento pode se ressaltar um ou outro lado.
Tenho certeza que o projeto humano para o planeta Terra do qual todos somos parte é comandado por uma inteligência maior toda amor, que logo nos abençoará mostrando que a todo momento sempre estivemos no colo generoso dos Deuses e Deusas que governam este mundo. E assim que a Dor, o Medo, a Negatividade é só a medida de nossa separação ao nosso acordar espiritual.

Chegou o momento em que cada pessoa deverá se dispor humildemente a desenvolver sua espiritualidade, revelada em primeiro momento na possibilidade de viver no amor, na virtude e no respeito à vida. O encontro consigo mesmo, a auto-observação, a meditação é sem lugar a dúvidas o caminho mais generoso para estabelecer contato consigo mesmo e com a espiritualidade. Saiba que é dificil, porque a mecanicidade e ditadura da personalidade e a membresia, condenam ao automatismo e as exigências da sobrevivência. Mas chega um momento, que o tesão para o encontro consigo mesmo é tão poderoso que se consegue aquietar, sentar e meditar. Delicia divina e humana. A partir desta conquista a meditação revela todas as maravilhas que só experimentando para saber.

A seguir vou colocar as efemérides de 2010, 2011 e 2012 buscando um maior detalhamento da dança das forças planetárias.

1. Você precisa terminar... antes de começar...
"Não se pode chegar a um destino sem deixar a segurança do bom porto!" Para abraçar uma nova missão, novos papéis ou valores, você precisa primeiro deixar para trás os antigos. E estas conclusões, sejam elas gradativas ou abruptas, precisam ser gerenciadas. É sempre muito difícil desvincular-se de uma situação que passou, mas é muito melhor um final com um grande susto, do que sustos contínuos sem final. O que causa grande desgaste não são as mudanças em si, mas os longos períodos de transição e adaptação, freqüentemente mal liderados ("As pessoas vão acabar se adaptando..."). As pessoas não se adaptam sozinhas, assim tão facilmente!

2. Entre a conclusão e o reinício, existe uma transição
Toma tempo para as pessoas se reorientarem das velhas maneiras de fazer as coisas para as novas formas de trabalhar, de se relacionar, de levar a vida, enfim. Esta assim chamada "região neutra" é normal, mas também é potencialmente perigosa, já que antigos problemas freqüentemente reemergem e as pessoas ficam procurando respostas simplísticas. Conduzir pessoas através da "região neutra" requer liderança ativa. Não adianta esperar que "as pessoas se adaptem..." por si mesmas, sem nenhuma ajuda!

3. O período de transição pode ser criativo
As mesmas confusões que fazem o tempo entre o "velho" e o "novo" ser tão conturbado, também podem fazê-lo muito criativo e motivador, pois a resistência à mudança das organizações e das pessoas fica mais reduzida. Tanta coisa está mudando, de qualquer forma, então... por que não? Na fase de transição entre o "velho" e o "novo" é que costumam despertar muitas idéias novas, e esta fase pode vir a ser das mais criativas: na situação antiga, não havia grande motivação para inovar e criar coisas novas, e na fase nova todo o esforço e tempo serão dedicados a implantar e consolidar as mudanças. Só que esta criatividade do período de transição não vai se materializar, se não for cultivada, incentivada e legitimada.

4. Transições são desenvolvimento
Sob a aparência superficial de uma mudança, todo um "capítulo" da vida de uma organização, ou de nossa vida, pode estar chegando ao fim. E um novo capítulo, que é mais adequado ao momento atual, pode estar nascendo. As pessoas vão lidar melhor com a transição se entenderem isto claramente. Ajude-as a compreender isto! Não há renovação, seja nas empresas como em nossa vida, se de tempos em tempos não encerrarmos algum capítulo, o que não necessariamente precisa ser visto e entendido como algo negativo. Grandes líderes de mudança, sejam eles empresários, executivos, políticos ou outros quaisquer, tiveram em comum a qualidade de conseguir motivar e encorajar pessoas e organizações a desvencilhar-se do velho e aceitar novos desafios.

5. Transição também é fonte de renovação
Este passo de desenvolvimento, do "velho" para o "novo", pode gerar uma tremenda energia, se for bem gerenciado - o que é uma boa notícia nestes tempos de sobrecarga e stress profissional e pessoal. As pessoas, no entanto, não vão entender isto sem a sua ajuda. Pelo contrário: elas vão se desgastar inutilmente tentando retornar aos confortos perdidos da antiga forma de agir.

6. Pessoas atravessam a transição em velocidades diferentes
Todo mundo passa através das três fases dos processos de transição - a conclusão, a transição e o reinício. Mas ninguém o faz exatamente igual a qualquer outro. Transições lentas não são piores do que transições rápidas. Aprenda a perceber em que ponto as pessoas estão no processo, e explique e comunique a elas onde elas estão. Não imagine que elas estejam conscientes disto, ou que elas tenham realizado suas respectivas transições tão rápido quanto você. Como líder, não diga a elas somente onde têm que chegar: explique a elas também como fazê-lo!


7. Na maioria das organizações existem "transições em atraso"
Sob a pressão de um stress constante, as pessoas "vão deixando para lá", e realizam mudanças sem se permitir e sem permitir aos outros as necessárias transições. É muito mais difícil fazer isto uma segunda vez, porque existe ainda aquela primeira transição, inacabada e mal resolvida, fazendo peso como se fosse chumbo. E a terceira vez é ainda mais difícil, porque temos o "saldo" de várias transições não concluídas. Isto ocorre em organizações e com indivíduos: faça uma auto-análise e verifique! Este "saldo de transições em atraso" é muito perigoso, por que um dia este débito "vence", tal qual uma dívida conosco mesmos. Os resultados disto podem ser traumáticos.

Cuide das transições à medida que elas ocorrerem: trate de se desvincular do passado, lidere e administre o período de transição - a "região neutra" - criativamente e saiba caracterizar o reinício, o novo. Não faça de conta que as transições acontecem por si mesmas! E nunca se esqueça: mudanças podem até acontecer rápido, mas transições têm que ser entendidas, lideradas e administradas.

Em resumo, eis os pontos-chave que você deve lembrar:
Gerenciar o lado humano da mudança é parte fundamental do trabalho do gerente contemporâneo.
1. A mudança é necessária para a sobrevivência da organização e de seus profissionais.
2. Mudança mal gerenciada prejudica mais do que ajuda.
3. Hoje, a mudança é praticamente constante. Não há margem para erros.


O maior obstáculo à mudança é o habito, de fato as pessoas receiam quando os acontecimentos fogem ao seu controle, medo do que poderá surgir a seguir, o que pode levar a uma ruptura psicológica e proporcionar uma situação de crise. A crise define-se como "a situação de uma pessoa ou de um sistema vivo quando uma mudança é inevitável". As crises podem ser vivenciadas focando unicamente aspectos negativos, esquecendo das oportunidades que podem surgir.

Sugestão de etapas para gerir uma situação de mudança:
Focar a oportunidade de aprimoramento que a mudança propicia;
Aprender com a situação. Focar o que a nova situação traz de bom;
Dar se tempo: a crise está muitas vezes associada ao sentimento de emergência, ora a precipitação leva as escolhas erradas;
Aceitar a situação: Lidar com o incomodo associado;
Não procurar responsáveis: é perca de tempo e de energia;
Não acreditar em soluções milagrosas;
Aceitar perdas;
Aceitar que nada será como antes.

Constatar e entender a necessidade de mudança.

Investir na Visão de Futuro clara.
Identificar os impactos da mudança.
Planejar a gestão da transição que traz a mudança.
Implementar e consolidar o que de novo traz a mudança.
A gestão da transição também envolve 5 passos:
Desenvolver e colocar em prática um plano de gestão da mudança eficaz.
Identificar onde grupos e indivíduos-chave se encontram no processo de transição de três fases.
Desenvolver e implementar estratégias para gerenciar finalizações e perdas.
Desenvolver e pôr em prática estratégias para guiar as pessoas através da região neutra e aproveitá-la.
Desenvolver e colocar em prática estratégias para ajudar as pessoas a criar um novo começo.
Geralmente as pessoas resistem à transição, e não à mudança em si!
Mudança voluntária é aquela em que há a possibilidade de se programar e planejar.
Mudança involuntária é aquela que acontece sem planejamento, é imposta pela vida.

Previsões astrológicas para 2011 com a astróloga Cristina Candeias.

Nenhum comentário: