quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Cultivo de Lavanda, região de Provence / França

Lavandula angustifolia (labiés)

Campos de Lavanda na Provence. Uma viagem de aroma e magia...

As plantações

Dentre todos os óleos essenciais, o de Lavanda é o mais versátil, com uma gama de propriedades que vão desde a de analgésico, passando pela de antidepressivo, anti-séptico, bactericida e descongestionante, até a de hipotensor, repelente de insetos, sedativo e vermífugo.

Suas propriedades, no entanto, podem ser mais bem resumidas nas de calmante e reguladora.

Talvez a mais importante propriedade do óleo de Lavanda seja sua capacidade de restaurar estados de desequilíbrio (da mente ou do corpo) para aquele quadro de equilíbrio em que a cura pode ter lugar.

Para qualquer direção que se olhe se vê o lilás das plantações de lavanda

Flor da lavanda

E um aroma inesquecível!

As casas provençais e suas lavandas

Pelos caminhos da região,os buries – antigas casinhas de pedra da região

Por todo o lado... região da cidadezinha chamada Sault

O barulho das cigarras é inesquecível...

Típica casa provençal

Observem o alinhamento das plantações

A colheita

Nas fazendas maiores

O céu muito azul

Sua composição química é muita rica, contendo ésteres, geraniol, linalol e muitos outros elementos importantes. Após um verão seco e quente, por exemplo, o óleo deverá apresentar uma proporção mais elevada de ésteres (calmantes) do que após um verão fraco, de sorte que a Lavanda cultivada nesta região apresenta sempre uma proporção mais elevada de ésteres do que as plantas cultivadas em outras regiões.

A Lavanda é nativa do Mediterrâneo

Abadia de Senanque – Monges benedetinos

Além da Lavanda, estes monges possuem um jardim de ervas aromáticas.

Comercializam as ervas e as lavandas

Esta Abadia possui visitação

As estradinhas da região

Uma das mais importantes aplicações do óleo de Lavanda dá-se no alívio de dores musculares.

Colheita manual

Por isto atua tão bem nos casos de tensão nervosa.

Usado para massagear as têmporas, o óleo de Lavanda deverá aliviar vários tipos de dor de cabeça.

É o calmante natural que a natureza nós deu.

Excelente óleo para os problemas de garganta

Pode-se massagear um pouco de óleo de Lavanda na região da garganta a fim de aliviar uma tosse irritativa.

O óleo de Lavanda é anti-séptico e analgésico, ideal para tratar queimaduras e toda sorte de ferimentos.

Também promove uma cura rápida e ajuda a impedir a formação de cicatrizes.

Seu aroma é especial!

Uma quantidade mínima de óleo de Lavanda no banho de um bebê ajudará uma criança agitada a dormir.

Quem começa a usar a Lavanda faz dela uma aliada.

A ação do óleo de Lavanda sobre o músculo do coração é ao mesmo tempo tônica e sedativa, o que o torna valioso para o tratamento de palpitações.

Lembrando sempre que de forma nenhuma dispensa os tratamentos médicos.

Ela é usada como prevenção.

Uma região lilás!

Ela aumenta a nossa auto estima.

A palavra Lavanda vem do latim “lavare”

Ela lava, limpa e desintoxica.

Arruma o “nosso jardim”.

Faz a gente respirar mais fundo...

Aumentando o nosso espaço interno!

Diminuindo assim a nossa opressão.

Abrindo o nosso coração... Para amar!... Perdoar!

La Lavande est calmante et antispasmodique, utile pour calmer les toux quinteuses de la grippe, la coqueluche, l'asthme, elle favorise le sommeil, apaise les migraines, les maux de tête, les vertiges. Diurétique et sudorifique, elle soulage les rhumatismes.

Mapa da localização das melhores plantações de lavanda do mundo.
Região da Provence - França

Son essence, soleil de notre Provence, est efficace contre les poux mélangée à l'alcool en friction pour soulager douleurs et rhumatismes, stimuler la circulation ; dans du vinaigre en friction du corps ou en rinçage des cheveux pour enlever le calcaire de l'eau.



A Provance é de fato apaixonante, suas cores e magia sao contagiantes, uma dica importante, não tenha pressa de desvendar esta maravilhosa região de sonhos, os pequenos vilarejos, sua arte e historia, devem ser descobertos lentamente, assim como sua cozinha e vinhos deliciosos.
Informações importantes sobre a lavanda:
Não é possivel ver um campo de lavanda florido em maio simplesmente porque este arbusto flore entre o fim de junho e agosto, em julho começa a colheita das flores para a preparação dos óleos essenciais que vão dar origem ao conhecido perfume. Hoje, mais de 8.400 hectares são dedicados à plantação da lavanda e 2.350 ao lavandin (que rende muito mais do que a lavanda tradicional, mas que tem um perfume inferior). Normalmente a colheita pode ir até setembro e depois de dois ou três dias de secagem as flores são levadas à destilaria equipada de um alambique clássico. A essência de lavanda é reservada aos perfumes finos e aos cosméticos, já o lavandin perfuma os sabões, os amaciantes e os produtos de limpeza. As flores de lavanda também podem ser usadas secas em sachês e ursos de pelúcia como os que são vendidos nos mercados das praças de Aix-en-Provence.

3 comentários:

MaCris disse...

, quero nadar nesse mar de lavandas
e fazer amor no Mediterrâneo...

Gráciasssssssssshhhhhhhhh

Beth/Lilás disse...

Olá,
Simplesmente maravilhosas suas fotos e reportagem.
Usarei algumas delas para um post em meu blog e farei referência ao seu.
Parabéns pela qualidade do trabalho neste lindo post.
abraço carioca

Blog da Selene disse...

Alo Claudia: vc é a mesma da claudiaroma? Procuro uma perfumista que fazia colônias adoráveis.
Ando com nostalgias de cheirinhos bons. É uma pena a mania geral de inovar tudo, abandonando-se o que era bom. No capítulo dos cheiros bons até entendo, pois, como mostra a exposição do Museu do Perfume, em Grasse, as essências naturais foram substituídas pelas sintéticas. Explica-se pelo alto preço das essências naturais e pelo fato do verde estar se acabando... E assim quase toda colônia ou perfume atuais acabam com cheiro de esparadrapo...
O benjoim, árvore da Sumatra, dava um sabonete quase negro... Hoje o sabonete do mesmo nome é claro, quase sem cheiro (Imagino que nos laboratórios fique agora uma raspinha de benjoim em uma roldana, mergulhada por segundos nos caldeirões de massa do sabonete que deslizam na esteira rolante ...)
Ou então, como variante do capítulo “inovar sempre”, mantém-se o nome, mas a formulação é alterada para pior. Foi o que aconteceu com o Vent Vert: nos anos 70 havia um perfume delicioso chamado Vent Vert, do Pierre Balmain: um cheiro verde, de raízes, cítricos e terra... Hoje existe o perfume com o mesmo nome, mas infelizmente não tem nada a ver... é quase fétido.
E o Heliotrópio? No Rio Grande do Sul faziam um sabonete de heliotrópio quadradinho, cor de tangerina, vinha em uma caixa verde. Delicioso... Acabou. A Kanitz, daqui do Rio, perfumaria criada por uma húngara no início do século XX, também tinha um heliotrópio delicioso. Os sabonetes de lá tinham uma forma linda, vitoriana, parecida com os da Roger Gallet. A perfumaria foi vendida, sofreu “inovações” e ficou igual a qualquer uma: sabonetes de formato e cheiros banais...
A Roger Gallet teve uma lavanda e um vetiver deliciosos... Mantiveram o nome mas com formulação alterada e depois acabaram... A boutique de roupas Chocolate também lançou, há uns 13 anos, uma colônia suave, fresca, divina. Acabou... Nos anos 80 o costureiro Clodovil deu nome a um perfume. O masculino, denominado Ele, era um cítrico-terroso delicioso. Acabou...
Há uns cinco anos atrás descobri uma loja – aliás, duas, em dois shoppings do Rio (Riosul e Fashion Mall), que tinham colônias e perfumes deliciosos. Dois eram muito especiais: o Vetiver e o outro, de Patchouly com laranja. Esqueci o nome da loja (terminava em lis). Soube que a perfumista responsável saiu, a loja continuou por um tempo, vendendo cheiros banais e depois acabou. Ando à procura desta perfumista. Que pena que não guardei os frascos com os rótulos.
Há uns 3 anos atrás recebi um Power-point sobre a lavanda e sobre Sault, Provence. Vinha com uma canção provençal cantada por voz masculina ... No final, tinha o nome de uma perfumista. Perdi este Power-point. Será que era ela?
Fui a Sault, experimentei o prazer indizível de cheirar lavandas frescas, de um roxo intenso e brilhoso e um perfume... Que delícia! Trouxe vidros com óleo de lavanda, que coisa mágica. Deu certo verter umas gotas na Alfazema Carrão (antiga Garrão). Ficou muito bom. Experimentem.
Seria bom se houvesse uma biblioteca com fórmulas de perfumes. Sei, as formulações são guardadas a 7 chaves, mas quem sabe poderia haver, tais como com os remédios genéricos, uma socialização das fórmulas? Alguém conhece algo assim?
Peço ajuda para encontrar a perfumista daquela loja do Fashion Mall e do RioSul e este Power point sobre a lavanda No you tube tem dezenas de Power-points sobre a lavanda e sobre a Provence, mas o que eu recebi não encontro mais.
Tive muda de capim-cheiroso (vetiver). As mudas proliferaram quando foram plantadas em um local que havia sido um chiqueiro de porcos. Quando arrancadas para fazer sachets, a casa toda recendia... Trouxe a muda para a minha casa, mas depois de uns anos minguou e morreu. Onde encontrar mudar de capim-cheiroso?