quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Duas Iguais

O amor exige expressão”, diz a epígrafe de Jeannette Winterson e essa frase, repetida no último parágrafo do livro, dá o mote do romance.

Duas iguais conta a história de amor entre duas adolescentes, Clara e Ana, que vivem em Porto Alegre no Bom Fim, bairro judaico tradicional da cidade. As duas jovens se envolvem enquanto cursam uma escola judaica, fato que gera uma série de confrontos, culpas e tristezas que vão acompanhar as duas meninas pela vida afora. Enquanto Ana se auto-exila em Paris, Clara se envolve com um rapaz e pouco a pouco penetra no mundo adulto. Por força das circunstâncias, Clara e Ana voltam a se encontrar anos depois do tórrido envolvimento.

O livro foi lançado originalmente em 1998 pela L&PM e ganhou nova edição revisada pela Record em 2004. Ganhou o prêmio Açorianos de Narrativa Longa, concedido pela Secretaria Municipal de Cultura de Porto Alegre, em 1999.

“O segundo livro de Cíntia Moscovich expressa o amor entre duas mulheres, um daqueles amores que, na expressão de Oscar Wilde, não ousa dizer o seu nome. Não ousava: o passado é necessário, porque esses tabus já perderam a razão de ser. É preciso chamar o amor pelo seu nome. Faz parte da expressão do amor. E faz parte da grande ficção.”

Moacyr Scliar

Sobre a autora

Cíntia Moscovich nasceu em Porto Alegre, em 1958. É escritora, jornalista, mestre em Teoria Literária e ministrante de oficinas de criação textual. Contista, romancista e cronista, é autora de O reino das cebolas, Duas iguais, Anotações durante o incêndio e Arquitetura do arco-íris. Com três prêmios Açorianos, a autora também recebeu o Prêmio Jabuti, foi finalista do Prêmio Portugal Telecom de Literatura Brasileira e do Prêmio Bravo! Prime de Cultura. Também participou de antologias, como Geração 90: manuscritos de computador, 13 dos melhores contos de amor da literatura brasileira, 25 mulheres que estão fazendo a nova literatura brasileira, Ficções fraternas, Contos cruéis e Contos para ler em viagem, entre outros.

Em Portugal, participou da coletânea Putas: novo conto português e brasileiro, da editora Quasi. Também em Portugal, publicou Duas iguais e Arquitetura do arco-íris, pela editora Pergaminho. Na Itália, integra a antologia Sex´n´bossa,lançada pela editora Mondadori em 2005. Também foi traduzida para o inglês e para o catalão. Ex-diretora do Instituto Estadual do Livro do Rio Grande do Sul, a autora trabalhou como editora de livros do jornal Zero Hora, além de colaborar para jornais e revistas de todo o país. É uma das representantes brasileiras na Copa da Cultura, na Alemanha.

Nenhum comentário: