quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Manual de massagem AYURVEDICA


Editora Ground
Autor: HARISH JOHARI

A massagem ayurvédica é parte integrante da Ayurveda, um dos mais antigos sistemas de medicina do mundo, oriunda da Índia e age nos níveis mental e físico, transmitindo uma energia vitalizadora que ajuda na recuperação e renovação de todos os sistemas do corpo.

Quando recebida regularmente, ela pode ainda aliviar a tensão muscular, tonificar o corpo, restaurar a agilidade das articulações enrigecidas e retardar o envelhecimento e as rugas precoces. Numa linguagem clara e acessível, o autor, Harish Johari, conduz o leitor por cada passo da massagem do corpo inteiro, mostrando quais os óleos que funcionam melhor em determinados tipos específicos de corpo, como aliviar os desequilíbrios e estimular a autocura.

Um capítulo adicional apresenta um guia completo para um tradicional tratamento de beleza de 40 dias, tal como é praticado na Índia, e que inclui uma ampla variedade de receitas de óleos de massagem preparados com ervas e substâncias aromáticas rejuvenescedoras, fórmulas para cremes e máscaras faciais nutritivas e banhos com argila.

Um dos mais antigos sistemas de medicina do mundo, a Ayurveda vê o ser humano como intimamente ligado ao meio ambiente e a todas as outras formas de vida. À medida em que essa arte terapêutica se desenvolvia, os praticantes da massagem, que também eram médicos ayurvédicos desenvolveram um sistema especial baseado na sua própria compreensão das necessidades de cada tipo específico de corpo, e em seus conhecimentos dos marmas, pontos de energia sutil que respondem à manipulação física.

A massagem ayurvédica trabalha nos níveis físico e mental, transmitindo uma energia vitalizante que ajuda todos os sistemas do corpo a se refazerem e renovarem. Aplicada de modo regular, a massagem pode aliviar a tensão muscular, melhorar o tônus corporal, devolver agilidade às articulações enrigecidas, e sustar o envelhecimento e as rugas prematuras. Numa linguagem clara e acessível, o autor Harish Johari guia o leitor passo-a-passo na massagem do corpo inteiro, mostrando quais os óleos que funcionam melhor em cada tipo específico de corpo, como aliviar os desequilíbrios e estimular a autocura.

Mais de 115 belos desenhos ilustram essas técnicas. Ele também dá orientações para o uso da massagem durante a gravidez, depois do parto e para o bebê recém-nascido.

Num capítulo adicional sobre massagem terapêutica o autor descreve técnicas especiais e remédios naturais para o tratamento de distúrbios específicos, entre os quais a artrite, o reumatismo, a ciática e a insônia. O autor também nos oferece um guia completo para o tradicional tratamento de beleza de quarenta dias, tal como é praticado na Índia, e que inclui uma ampla variedade de receitas de óleos aromáticos de massagem, preparados a partir de ervas rejuvenescedoras, além de fórmulas para cremes e máscaras faciais nutritivas e banhos de beleza com argila.

Sobre o Autor Harish Johari (1934-1999) autor de grande sucesso, foi um pintor dotado, mestre nas disciplinas indianas, experiente massagista e sensível compositor de música indiana.

Iniciou muito cedo seu treinamento nos princípios da Ayurveda, estudando em seu país natal, a Índia, com diversos experientes vaidyas, ou praticantes ayurvédicos tradicionais. Posteriormente, treinou e aperfeiçoou esta técnica com médicos ayurvédicos que usavam, simultaneamente, os sistemas Ayurvédico e Unani. Nesta obra, o autor reuniu uma compreensiva introdução à massagem ayurvédica com técnicas, agora disponíveis tanto para iniciantes como para praticantes de massagem experientes.

A Massagem Yoga Ayurvédica Tradicional consiste numa poderosa combinação de duas fortes tradições da Índia antiga: a Massagem Ayurvédica Tradicional e o Yoga. Trata-se de um instrumento de cura, que traz imediatos benefícios para o corpo em todos os níveis: físico, psicológico e energético. Com grande variedade de manobras, trações e alongamentos, a Massagem-Yoga realinha a postura, mantém e recupera a flexibilidade da coluna e das articulações, além de otimizar o funcionamento dos órgãos internos, tendo como resultado a eliminação das toxinas do corpo e a expansão da respiração.

A massagista pergunta ao cara se ele quer um "final feliz" e o cara aceita...

Nenhum comentário: