terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Características Peculiares da Espécie Humana - Dimorfismo sexual


Em muitas espécies, os sexos são morfologicamente diferentes. Em alguns primatas, por exemplo nos gorilas, os machos são muito maiores e vultosos que as fêmeas (em alguns casos, atinge duas vezes o tamanho de fêmeas).

Este também é o caso das primeiras espécies de Hominídeos onde a diferença sexual ou dimorfismo é expresso em termos de um grande diferencial de tamanho entre machos e fêmeas, os fêmures de adultos de A. afarensis (3.5 milhões de anos) maiores são masculinos e os menores femininos. Comparando entre os crânios de macho e fêmea de A. robustus e H. habilis, a primeira espécie humana que viveu aproximadamente 2 milhões de anos atrás.

Entre as espécies atuais de mamíferos dimorfismo desta ordem estão associados com competição masculina para " haréns " de fêmeas, como entre gorilas ou leões de mar.

Podemos também associar tais comportamentos sociais às espécies antigas de Hominídeos De maneira interessante, este diferencial de tamanho enorme entre machos e fêmeas desaparece na linhagem humana há aproximadamente um milhão de anos ou seja, em H. erectus. Será que tal mudança anatômica reflete uma mudança significativa no comportamento? Novamente, anatomia freqüentemente apresenta pistas sobre o comportamento social.

Um comentário:

Anônimo disse...

voce é gostosa quero ver voce peladona na minha frente sua putinha
quero chupar sua buceta.dur