terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Características Peculiares da Espécie Humana - Mandíbula e dentição humana


Temos a dentição básica dos mamíferos, dois conjuntos de dentes, o primeiro durante a fase juvenil e depois 32 dentes divididos em incisivos, caninos, pré-molares e molares. Os dentes dianteiros, ou incisivos são adaptados para cortar ou rasgar pedaços de comida, os molares (dentes de parte de trás) são adaptados para triturar os alimentos, os dentes de intermediários são também intermediários na forma e na função. Ao contrário das outras espécies desde de cedo não possuímos os grandes caninos, usados para competir pela dominância do grupo. Dentes humanos são geralmente menores e menos especializados que os dos macacos.e a perda de caninos distintivos nos Hominídeos às vezes é considerado como um sinal que formas menos competitivas e mais cooperativas de comportamento social emergiram há muito tempo. Há pequena evidência para apoiar ou refutar tais afirmações.

Uma "assinatura" na anatomia de nossa espécie, muito útil na pesquisa paleontológica são nossos molares com cinco saliências ou coroas enquanto os molares dos macacos têm só quatro. Nossas mandíbulas são relativamente pequenas. Esta tendência na diminuição da robustez coincide no registro fóssil ao uso de fogo, e portanto a substituição de uma característica física decorrente da aquisição de técnicas culturais que acabaram por assumir algumas das funções biológicas básicas, como mastigar materiais duros para torna-los digestível.

Se fizermos uma análise restrita das características da mandíbula e dentes poderíamos concluir que nós os humanos tínhamos que sobreviver com uma dieta bastante restringida, pois a nossa anatomia nos limitaria para comidas suaves como frutas e baga e uma raiz ocasionalmente e completadas com os ovos de pássaros e insetos (de fato, este era a provável dieta das A. afarensis) nunca imaginaríamos que os seres humanos são os predadores mais ferozes e prósperos no planeta, e que nós comemos regularmente não só a carne de presas muito maiores bem como grãos duros, raízes e vegetais.

Devemos considerar estes pontos com cautela pois nossa anatomia em alguns aspectos não prediz nosso estilo de vida atual. ou ainda que não estamos limitados por nossa anatomia como a maioria das criaturas. Processamos a carne dura através do cozimento, e moemos grãos e outras sementes entre pedras e processamos isto com calor facilitando a mastigação e digestão, ou seja superamos as limitações físicas com a utilização de técnicas culturais. Nossa cultura, sob esta ótica é uma extensão, um suplemento, até para nossa anatomia.

Nenhum comentário: