terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Características Peculiares da Espécie Humana - EVOLUÇÃO CULTURAL

A evolução cultural teve grande importância para a evolução biológica do H. S. sapiens. O comportamento, a língua e as peculiaridades que um indivíduo adquire durante a sua vida, são transmitidos para seus descendentes (evolução lamarckiana).

Algumas características culturais tem suas freqüências aumentadas não somente devido a transmissão cultural, mas porque elas influenciam no crescimento e dispersão das populações (por ex. a agricultura).

Aumento de complexidade (variedade e sofisticação) de ferramentas associado ao aumento gradual do cérebro.

• Fogo +/- 500.000 anos
• Ciências míticas 27.000 anos
• Pinturas 28.000 - 10.000 anos
• Enterros 60.000 - 23.000 anos

Estrutura Populacional

Antes da agricultura a sobrevivência humana se dava através da caça e coleta por bandos pequenos nômades - População estimada de 10.000 a.C. 10 milhões - essa estrutura populacional favoreceu a deriva genética.

Agricultura 11.000-8.000 anos - início da transformação da face da Terra pelo Homem.

Estrutura populacional dos agriculturalistas era diferente, pois eram mais numerosos porém muito mais sedentários dificultando o fluxo gênico.
8.000 a 5.500 a.C.- populações de agriculturalistas começaram a expandir-se do Oriente próximo para a Europa.

Em termos gerais a aquisição cultural, considerada como marco na história da humanidade é a Agricultura.

0s últimos 10 mil anos, quando prevaleceram as atuais condições climáticas, são apenas a última de uma dezena ou mais de fases que interromperam a Idade do Gelo. Este período assistiu a uma explosão sem precedentes do numero de seres da espécie humana e seu impacto no mundo.

Nas figuras abaixo podemos visualizar as ferramentas associadas a este período e após com a aquisição cultural da agricultura.

No ano 8000 a.C. havia ainda apenas pequenos bandos de homens que caçavam e colhiam, com estilo de vida pouco diferente de seus predecessores de até 100 mil anos antes. Mas, nos 2 mil anos seguintes, vilarejos consideráveis surgiram em certas regiões; nos 2 mil anos subseqüentes, já havia cidades; 2 mil anos mais tarde as cidades-Estado viraram impérios; 2 mil anos depois, bases tecnológicas foram estabelecidas para realizações que nos mais recentes 2 mil anos incluíram imprensa, energia atômica e a primeira ida do homem à Lua.

Esta aceleração no desenvolvimento humano pode ser atribuída ao início da agricultura -a alteração deliberada de sistemas naturais para promover a abundância de uma espécie ou conjunto de espécies. Porém o cultivo levou algumas espécies a completa dependência do homem. E o caso dos cereais, os principais alimentos que sustentaram o crescimento populacional desde a última Idade do Gelo. A produção dos cereais cultivados tornou possível o estabelecimento de comunidades humanas maiores e pela primeira vez permitiu povoamentos que podem ser descritos como vilarejos ou cidades. Como a produção vinha de uma área limitada, era possível sustentar uma população crescente convertendo mais terras ao cultivo. E a produtividade podia crescer graças a técnicas intensivas, como a introdução de terraços em encostas in remes ou a irrigação.

Agricultura intensiva requer alto nível de organização social e política, e existia uma tendência natural para o desenvolvimento de sociedades mais complexas à medida que a população crescia. Mas as origens reais da agricultura continuam pouco compreendidas. Certamente, ao fim da última Idade do Gelo, as comunidades Humanas tinham organização social e tecnológica mais complexa do que antes, e estavam mais bem equipadas para corresponder ao desafio das mudanças ambientais à medida que as geleiras derretiam, o nível dos mares subia e as florestas voltavam a cobrir a paisagem. Seja qual for a razão, a mudança fundamental no estilo de vida humano foi a maior confiança, em certas partes do mundo, na plantação de cereais, abundantes nos contrafortes das montanhas, e a seleção inconsciente de certas variedades que podiam ser cultivadas nas terras baixas e tinham potencial nas colheitas.

As mudanças ocorreram de maneira independente em diversas partes do mundo, mas antes e com maior importância no Oriente Próximo, China, América Central e Peru. Como pode ser visualizados nos seguintes mapas.
De forma resumida as conseqüências cumulativas da revolução agrícola podem ser visualizadas na figura abaixo:

Atualmente nas sociedades industriais a taxa de fluxo gênico é a maior de toda a história da humanidade.

No processo de evolução humana, as pressões seletivas levaram ao aumento do cérebro.

A organização e funcionamento desse cérebro estão codificados no DNA.

No homem os genes delegaram ao cérebro a capacidade de interagir com o ambiente e modificá-lo através da cultura, que por sua vez, evolui muito mais rapidamente que os próprios genes.

Nenhum comentário: