sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Dr. Jivago - 1965

Trilha - música: Lara’s theme / Percy Faith

Título Original: Dr. Zhivago
Gênero: Épico
Tempo de Duração: 201 minutos
Ano de Lançamento (EUA): 1965
Estúdio: MGM / Sostar S.A.
Distribuição: MGM
Direção: David Lean

Elenco
Omar Sharif (Yuri Zhivago)
Julie Christie (Lara)
Geraldine Chaplin (Tonya)
Rod Steiger (Victor Komarovsky)
Alec Guiness (General Yevgraf Zhivago)
Tom Courtenay (Pasha Strelnikov)
Siobhan McKenna (Anna)
Ralph Richardson (Alexander Gromeko)
Jeffrey Rockland (Sasha)
Tarek Sharif (Yuri - jovem)
Bernard Kay (Bolchevique)
Klaus Kinski
Rita Tushingham

Sinopse

O filme conta sobre os anos que antecederam, durante e após a Revolução Russa pela ótica de Yuri Zhivago (Omar Sharif), um médico e poeta. Yuri fica órfão ainda criança e vai para Moscou, onde é criado. Já adulto se casa com a aristocrática Tonya (Geraldine Chaplin), mas tem um envolvimento com Lara (Julie Christie), uma enfermeira que se torna a grande paixão da sua vida.

Lara antes da revolução tinha sido estuprada por Victor Komarovsky (Rod Steiger), um político sem escrúpulos que já tinha se envolvido com a mãe de Lara, e se casou com Pasha Strelnikoff (Tom Courtenay), que se torna um vingativo revolucionário. A história é narrada em flashback por Yevgraf de Zhivago (Alec Guiness), o meio-irmão de Yuri que procura a sua sobrinha, que seria filha de Jivago com Lara. Enquanto Strelnikoff representa o "mal", Yevgraf representa o "bom" elemento da Revolução Bolchevique.

Premiações
Ganhou 5 Oscars: Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Direção de Arte, Melhor Fotografia, Melhor Figurino - e Melhor Trilha Sonora. Foi ainda indicado em outras 5 categorias: Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Tom Courtenay), Melhor Edição e Melhor Som.
Ganhou 5 Globos de Ouro, nas seguintes categorias: Melhor Filme - Drama, Melhor Diretor, Melhor Ator - Drama (Omar Sharif), Melhor Roteiro e Melhor Trilha Sonora. Recebeu ainda uma indicação na categoria de Melhor Revelação Feminina (Geraldine Chaplin).
Recebeu 3 indicações ao BAFTA, nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Ator Britânico (Ralph Richardson) e Melhor Atriz Britânica (Julie Christie).
Ganhou o Grammy na categoria de Melhor Trilha Sonora Composta Para um Filme.

Roteiro: Robert Bolt, baseado em livro de Boris Pasternak
Produção: David Lean e Carlo Ponti
Música: Maurice Jarre
Direção de Fotografia: Freddie Young
Desenho de Produção: John Box
Direção de Arte: Terence Marsh e Gil Parrondo
Figurino: Phyllis Dalton
Edição: Norman Savage

Nenhum comentário: