terça-feira, 26 de abril de 2011

Os ratos do cinema - Mickey, Fivel, Ratatoule e outros

Ratos fazem parte de nossas histórias populares há muito tempo, contos folclóricos como "O Flautista de Hamelin", dos irmãos Grimm, já colocavam os animais como personagem. Mas na cultura contemporânea, perdemos o nojo e temos até simpatia pelos ratos. Veja uma lista dos ratos mais famosos e simpáticos de desenhos, cinema e quadrinhos:

Trecho do filme "Fantasia" de 1940.

Um Conto Americano com gravações de áudio do famoso "chupa minhas bolas" cena de South Park


Fernando Gonsales e seu rato dos quadrinhos, o Níquel Náusea


Pink e Cérebro - descrevendo em uma canção as partes do cérebro humano!

Stuart Little

Tom e Jerry

Mestre Splinter, o mentor zen do grupo das Tartarugas Ninja

Topo Gigio - Um dos primeiros sucessos de Jorge Benjor, "Chove Chuva" ganhou em 1969 interpretação de Topo Gigio, personagem de programa infantil criada na Itália em 1958 por Maria Perego. A música, composição do próprio Ben Jor, foi regravada por vários artistas, como Jair Rodrigues (2000), Elza Soares (1999), Daúde (1995), Biquini Cavadão (1994), Neguinho da Beija-Flor (1990), Sergio Mendes (1967), Walter Wanderley (1964) e outros. Topo Gigio é um rato com aproximadamente 20 centímetros de altura e muito popular na Itália durante várias décadas. No Brasil, o personagem apareceu pela primeira vez no programa Mister Show, na Rede Globo, em 1969. Ele dividia a telinha com o humorista Agildo Ribeiro. Os dois, boneco e ator, viraram mania nacional. Uma infinidade de produtos, como revistas, chaveiros, bonecos e canecos, entre outros, foram lançados com a estampa do ratinho, que também despertou o interesse da indústria fonográfica. Topo Gigio adorava cantar e dançar, especialmente a música "Meu Limão Meu Limoeiro", registrada num compacto duplo de 1969 que contém esta música de Benjor. Na telinha da TV, Agildo fazia o papel do adulto que educa uma criança e Topo Gigio era essa criança adorável. Agildo perguntava "Já escovou os dentinhos" e Topo Gigio respondia com seu sotaque característico "djááá". Segundo o site Mofolândia (www.mofolandia.com.br), o programa causou um certo alvoroço quando alguns pisicólogos e educadores acusaram o personagem de só incentivar o lado bom das crianças, deixando de lado a agressividade e a maldade, necessárias para equilibrar a formação da personalidade infantil. A série deixaria a TV brasileira em 1971. Em 1983, o personagem voltaria a TV, dessa vez na TV Bandeirantes, com o programa Boa Noite, Amiguinhos, que passou despercebido. Em 1987, nova tentativa, agora com um novo companheiro para Topo Gigio, o ator Ricardo Petráglia. Novamente não houve a repercussão esperada e o personagem foi novamente retirado do ar. Em 2000, a Rede Globo tentou trazer o boneco de volta, dessa vez dentro do programa Zorra Total, mas desistiu diante dos altos custos que a empresa italiana, detentora dos direitos do personagem, pediu para liberar Topo Gigio. Na Itália, atua regularmente no concurso Sequim d'Ouro, sendo que já fez parte de outros programas de televisão como, o Ed Sullivan's Show, nos Estados Unidos, ou Topo Gigio and the Missile War (1966, dir. Kon Ichikawa) e Nippon Animation (1988), um cartoon, no Japão. Em Portugal, em 1979, Topo Gigio atuou num programa televisivo apresentado por Rui Guedes.

Maus, uma graphic novel de Art Spiegelman, onde os judeus são representados por ratos e os alemães não-judeus são gatos. Tem mais rato famoso, aguardo dicas para incluir na relação dos famosos

Nenhum comentário: